Páginas

O avatar de Amastha para a prefeitura de Palmas?


Vários políticos tem colocado seus nomes com interesse em disputar a eleição para prefeito de Palmas em 2020. O ex-prefeito Carlos Amastha (PSB) não poderá concorrer mas pode ter encontrado o avatar perfeito para retomar o comando da  administração palmense.



Sérgio Marra/Boca Maldita/TO


Após as exonerações que a prefeita Cínthia Ribeiro fez de servidores municipais, passando de 1.100 demitidos, que foi descrito pela imprensa como uma "limpeza" de resquícios de Amastha na administração, o PSB e Amastha constantemente sinalizam  quererem continuar participando da administração, mas como parece não haver nenhuma demonstração de que a Prefeitura de Palmas pretenda continuar com esse apoio, até porque muitos vereadores que eram oposição ao ex-prefeito hoje "namoram" com a administração, inclusive com alguns ferrenhos opositores amasthistas, como Milton Néris, e Felipão Fernandes, já participam da administração e conseguiram a nomeação de apaniguados. Basta olhar o Diário Oficial do município.


Pois bem, uma das exigências para o apoio desses e outros vereadores, é que a prefeita Cínthia rompa vínculos com o ex-prefeito. Colocando-a assim numa sinuca de bico já que a atual prefeita precisa ter uma base de apoio na Câmara de Palmas, e para isso todos os vereadores que quiserem fazer parte de seu grupo serão bem-vindos. Mas e o grupo de Amastha? 


Talvez cansados de esperar e percebendo que a prefeita começa a construir seu rumo e agregar apoios políticos, lógico, visando à reeleição. Integrantes do PSB começaram a sinalizar uma possível candidatura do presidente metropolitano do partido, Alan Barbiero.


Pode ser apenas um "recado" para Cínthia de que estão construindo uma alternativa, e assim, forçá-la a uma decisão, já que vereadores do partido preferem ficar com a prefeita, e segundo alguns, o próprio Amastha. 


Vale lembrar que Amastha foi um divisor de águas em Palmas, que antes ficava na mesmice administrativa e o ex-prefeito deu um UP administrativo e despertou a paixão dos palmense pela Capital. Com isso construiu um cacife eleitoral. Apesar de ter perdido duas eleições para governador, Carlos Amastha tem poder eleitoral em Palmas. Tanto que fala-se nos bastidores que para onde ele direcionar seu apoio dará grande reforço à essa candidatura.


Dentro desse quadro a projeção de Alan Barbiero como possível candidato da legenda joga mais água nessa fogueira das vaidades,  e torna-se um ingrediente a mais de negociação com a atual prefeita.


Cínthia por outro lado tem que ter a sabedoria de saber agregar, costurar apoios, mas, principalmente, ter a fidelidade de quem agora a procura em troca de cargos. Mas não esqueçam-se que ela tem a máquina na mão, e isso não é pouco, desde, lógico, que saiba utilizá-la e que seus trato políticos sejam realmente cumpridos. Já é um diferencial do ex-prefeito que tem amargado questionamentos sobre não cumprir compromissos.


Amastha que sabe utilizar o marketing muito bem, aliás um dos poucos no Tocantins, pode ter encontrado seu Avatar para disputar a prefeitura de Palmas, se todas as tratativas com a atual administração forem encerradas.

Postar um comentário

0 Comentários

DESTAQUES

Contrato de 25 milhões para fornecer marmitas aos presos. MPE decide investigar